Considerando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas, o T.C.A. comprometido com a intervenção social deve ser fruto de um processo educativo caracterizado pela formação de cidadãos autônomos, conscientes e participativos.
Tema: Sustentabilidade
•Problematização – 7º ano
•Ações desenvolvidas na nossa escola – 8º ano
•Continuidade das ações e mudanças que pretendemos alcançar.
DESENVOLVIMENTO
•Organização
•Entrevista: 9º ano A -Catadores de lixos
9º ano B – Depósitos de reciclagem
•Pesquisa e seleção de uma reportagem sobre o mesmo tema
•Digitação de atividades desenvolvidas em outras disciplinas em relação ao lixo
•Conclusão realizada pelo grupo em relação ao estudo já realizado pelo grupo
Tabulação e construção de gráficos da pesquisa de campo realizada com todos os alunos do 7º ao 9º ano em relação a atitudes sustentáveis.
•Interpretação e conclusão do grupo em relação aos gráficos dessa pesquisa.
•Construção do poema e apresentação através de um vídeo.
Exemplo de um vídeo realizado pelo aluno do 9° ano. Para o TCA esse vídeo deverá ser feito com o poema de autoria dos alunos.
"Motivo de muitas felicidades pra mim, porque todos gostaram da escolha do poema, e gostaram ainda mais da minha recitação...e espero que outras pessoas gostem"
(Guilherme Lima, aluno do 9B)
O ensino pautado na elaboração de um projeto dá significado ao trabalho de professores e alunos, pois toda ação é direcionada a um objetivo que ultrapassa os muros da escola.
(Regiane Aparecida Santos, professora de Lingua Portuguesa 9A e 9B)
Nenhum comentário:
Postar um comentário